CASA “CONTAINER” VALE A PENA???

Vale a pena ter uma casa container ?

É mais barato? em quanto tempo fica pronta?

 São perguntas que recebo frenquentemente de meus clientes! principalmente os mais descolados.

De tempos em tempos sempre surge por aqui uma novidade que já é praticada lá fora há décadas, foi o caso do steel frame, do wood frame e agora é a vez do “container”. Sou fã de todos esses sistemas e projeto em todos eles na maioria das vezes mesclando-os. Mas assim como não há uma solução perfeita ou milagrosa no sistema convencional capaz de resolver todas as equações que envolvam uma obra como tempo de execução, custos construtivos, mão de obra e conforto, também não se encontra nesses sistemas conhecidos como  “limpos e sustentáveis” como é o caso do “container”.


ESTUDO DE CASO

 Projeto de casa container para sítio em Piracaia municipio de são paulo.

É mais barato? Não!!!

porquê ?

Tenho visto alguns vídeos no youtube onde alguns curiosos e até corajosos decidem fazer por conta própria suas casas em containers, geralmente sem projeto, planejamento e qualquer conhecimento técnico do que envolve esse tipo de construção, alguns confesso são bem divertidos de assistir, sempre com a premissa do “ Do it yourself” ou faça você mesmo, a empreitada começa ostentando uma economia raramente alcançada, na maioria dos casos com resultados bem aquém do esperado.

Uma casa container não é mais barata que uma de tijolos simplesmente porque você precisa “adaptar” para tornar o sistema habitável, ou seja, você também terá de se preocupar com isolamento acústico e térmico, este último fundamental para que você não transforme sua futura casa em uma “estufa”, além dos  gastos com as aberturas para janelas e portas e os demais revestimentos que são exatamente os mesmos de uma construção convencional.

Acima módulo duplo com dois containers tipo “high cube” de 20 pés cada.

No entanto ví alguns vídeos bem interessantes também no youtube, de quem queria uma construção em container mas não abriu mão do planejamento e assim buscou mão de obra experiente para executar, a maioria feita nos EUA, mas encontrei um bem bacana aqui no Brasil o “Entre para morar” . Além da proprietária buscar profissionais e empresa com “expertise” nesse tipo de construção ela se envolveu na pesquisa por melhores materiais e técnicas.

Poucas aberturas nas laterais garantiram um menor investimento com reforço estrutural.

É possível fazer com economia? Sim!!!

Outro ponto que é fundamental para a questão custo é que quanto mais se altera ou se “ customiza” o container mais reforços em sua estrutura terão de ser feitos, então uma dica importante é não abrir demais as laterais, assim você preserva a estrutura e investe menos em reforços.

A escolha da matéria prima é fundamental em qualquer tipo de construção, com container não é diferente, na hora de selecionar conte com a ajuda de um profissional experiente, assim não corre o risco de adquirir um módulo que necessite de muita melhoria tornando o processo mais oneroso.

Arquitetos com experiência nesse tipo de projeto é fundamental assim como uma equipe qualificada para executar.

Quanto custa uma casa container?

Tudo vai depender de seu projeto e onde será implantada a futura casa ou escritório container. Mas sem ter a pretensão de se fazer um orçamento vou listar os custos básicos baseados em minha experiência;

É rápido construir com container?

Sim! e muito! 

Aqui talvez esteja a maior vantagem do sistema em relação a alvenaria, sua casa ou escritório fica pronto muito rápido, leva um terço do tempo para se construir comparado com a de tijolos. O melhor é que pode também chegar pronto se produzido em um galpão.

A grande vantagem do container é o prazo de execução e não o custo!

Posso “misturar” com outro sistema?

Fica ótimo!

Se você pensa em ampliar sua casa ou ter aquele “home office” ou “atelier” ou ainda uma quarto extra para receber o parente próximo no final do ano e não quer passar por uma reforma, o container é uma ótima solução. Sem sombra de dúvida que o tempo conta e também o apelo estético pois acho as construções em containers muito bonitas, em especial quando mescladas com outros sistemas da arquitetura modular, como o steel framing por exemplo. Fiz um projeto de uma casa de 300 m² onde 100m² eram compostos por 6 módulos de conteiners e o restante steel framing e alvenaria estrutural, a mescla de sistemas deixou a arquitetura muito rica e vibrante e com previsão de execução de 5 meses de obra após a conclusão da estrutura e bases em concreto armado.

Projeto de casa em sistema misto na Serra da Cantareira em são paulo. Utilizou-se 06 módulos containers “high cube” steel framing e alvenaria estrutural.

Então se sua intenção é ter uma construção rápida, com estética contemporânea com um toque industrial, mas está disposto a investir para fazer do jeito correto, o contêiner pode ser uma ótima solução. Mas lembre como qualquer outra alternativa de construção, exige planejamento e estudos para que seu sonho não se transforme em pesadelo.

Gostou? Compartilhe este post e se estiver procurando por uma empresa com experiência e profissionais altamente capacitados é só nos ligar, teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas e elaborar um orçamento.

casa mafei

CASA “CONTAINER” VALE A PENA???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *